segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Sombra do Vento

Título: A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Objetiva
Ano: 2007
Páginas: 399
ISBN: 9788560280094
Sinopse:

Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.

O trecho preferido da Flex:

"Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece."

a_sombra_do_vento

    Quando decidi ler A Sombra do Vento, não imaginava que iria me surpreender tanto assim. Ouvi de várias pessoas que este era um livro ótimo, e apesar de não conseguir ver muita graça na sinopse, decidi arriscar. Logo nas primeiras páginas já estava tão envolvida que não pude largá-lo até terminar de lê-lo.

   Apenas uma coisa me agradou mais que a forma brilhante como Zafón arquitetou e narrou esse mistério: o personagem Fermín, que com seus dons investigativos, presença de espírito e uma forma de falar que entretém até mesmo a mais culta figura literária, ajuda Daniel a buscar as respostas que procura.

2 comentários:

  1. Ai... eu sempre fiquei meio assim de ler esse livro... eu adoro a capa... mas algo nele me lembra a menina q roubava livros (não me pergunte pq) e eu nunca comprei... talvez se tiver em promoção eu o compro, mas só ano q vem, esse ano já passei da cota.

    ResponderExcluir
  2. Estou na metade desse livro.
    E concordo com o que vc falou sobre Fermín. Fantástico ele! São tantos personagens que às vezes fico meio perdida... Mas to gostando bastante!!

    ResponderExcluir