quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Fome

Título: Fome
Autor: Knut Hamsun
Editora: Geração Editorial
Ano: 2009
Páginas: 171
ISBN: 9788561501143
Sinopse:

“Fome”, com a magistral tradução de Carlos Drummond de Andrade, é um dos maiores romances da literatura universal. Escrito pelo norueguês Knut Hamsun, autor singular e polêmico, premiado com o Nobel em 1920, descreve os tormentos de um escritor vagabundo e famélico que vagas pelas ruas com um toco de lápis, com o qual escreve crônicas para os jornais, dependendo disso para não morrer. Comovente, agudo, cheio de dor e sonhos, mas também de alegrias e esperanças, é um romance que se lê com entusiasmo e emoção.

Fome

   Nossa, eu demorei demais pra ler esse livro. Não que seja ruim, muito pelo contrário, é um livro bom, porém muito denso. Pelo menos eu achei. Talvez seja porque li logo após de ler “A Sombra do Vento” que também é bastante denso. Talvez pela mesma razão, eu não conseguia deixar de ver o personagem principal, como sendo o Fermín de “A Sombra do Vento”. Isso foi o que mais me marcou.

   Eu meio que me forcei a ler o livro até o fim, a leitura não estava rendendo, não sei dizer porque. Mas acreditem, apesar do que eu digo, é uma história boa. Não gosto de abandonar a leitura pela metade, sempre acho que a qualquer momento o livro vai me prender de novo, e de fato isso aconteceu.

   Passei fome e frio enquanto lia, não porque estava com fome ou frio, mas porque a forma como Hamsun descreve a vida do “vagabundo da história” é tão boa que coloca você na pele dele. Nos mostra um lado da vida que provavelmente nenhum de nós nunca irá conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário