quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Chuck

   Mais um prato cheio pra quem é, como eu, fã de seriados e está sempre procurando o próximo pra assistir, ou aguardando o lançamento da próxima temporada.

   Chuck é um desses “gênios dos computadores” que trabalha como técnico no Nerd Herd dentro da Buy More. Um belo dia, ele recebe um e-mail de seu amigo Bryce, que é um agente secreto da CIA. Este e-mail contém um arquivo criptografado que transfere para o cérebro de Chuck todos os secredos da CIA (tipo de coisa que acontece todo dia!). A CIA e a NSA (Agência Nacional de Segurança) mandam agentes atrás do Chuck, para protegê-lo e garantir que os tais segredos não caiam em mãos erradas. Basicamente é isso!

   O seriado é uma combinação perfeita de ação e comédia e já está indo pra 4ª temporada. Mais informações sobre o seriado aqui.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Menina que Brincava com Fogo

Título: A Menina que Brincava com Fogo
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Série: Millenium
Páginas: 608
ISBN: 9788535914221
Sinopse:

Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados - um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis, e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados.

O trecho preferido da Flex:

Isso só vinha provar mais uma vez que nenhum sistema de segurança é melhor que o mais idiota dos colaboradores.

A menina que brincava com fogo

   Ótimo livro! É tão bom quanto e tão bem escrito quanto o primeiro volume da série. Uma das coisas que eu mais gosto sobre o jeito de Larsson escrever, é a forma como ele intercala os acontecimentos, sempre deixando no ar algum suspense.

   Nesse volume é possível conhecer um pouco mais da Lisbeth, que até então tinha sido um ícone no que diz respeito a manter sua própria história em segredo. Mikael se provou um investigador quase tão bom quanto Salander, ficando pra trás apenas porque ela é uma hacker muito boa e ele não entende nada sobre o assunto.

   Fiquei um pouco desapontada com uma coisa. O livro acaba, mas a história não. Não gosto quando isso acontece. Acho que o certo seria uma nova situação surgir no final do livro, que leve o leitor a querer ler o próximo número. No caso de “A Menina que Brincava com Fogo”, os assassinato é esclarecido, mas de acordo com o meu entendimento, a situação de Erika Berger deveria ter sido definida também. Bem como a publicação do livro e do número temático da Revista Millenium. Ainda não li a sinopse de “A Rainha do Castelo de Ar” (terceiro volume da série), e acredito que ela vá tratar disso.

   Outra coisa que eu espero ver resolvida no próximo volume, é o teorema de Fermat. Não entendo muito sobre equações, mas fiquei muito curiosa a respeito dessa.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Hollywood e a trilogia Millenium

   Que a trilogia Millenium do sueco Stieg Larsson (1954-2004) é um sucesso assombroso na literatura, todos sabem. Muitas pessoas devem saber também que ela já virou filme, e o primeiro deles – Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo) foi lançado aqui no Brasil em Maio deste ano. E uma coisa que eu ainda não sei, mas me intriga muito, é porque Hollywood vai produzir a versão americana dos filmes, cujo lançamento está previsto para Dezembro de 2011. Porque? Porque? Porque? Pra provar a sua supremacia cinematográfica? Porque eles precisam assistir a versão sueca com legenda e isso é meio trabalhoso? Só porque eles podem (e tem dinheiro)?

   Enfim, estou um pouco revoltada com isso. Imaginem se um ano e meio depois de o Brasil ter lançado Central do Brasil ou Cidade de Deus, eles viessem com a versão america dos mesmos? Não é revoltante?

   Agora, a parte que faz a gente querer sentar e chorar é ler no Petiscos que as prováveis candidatas ao paple de Lisbeth Salander são: Emma Watson (Hermione do Harry Potter), Natalie Portman (Anne Boleyn de A Outra), Zoe Saldana (Neytiri de Avatar), Keira Knightley (Elizabeth Swann de Piratas do Caribe) e, pasmem, Kristen Stewart (da saga Crepúsculo). Acho que todas elas tem talento (com exceção da Kristen), mas não consigo ver a Salander nelas, elas são muito doces, muito meigas, não compro a idéia de que elas possam representar alguém que tenha tamanha ira guardada no peito com a protagonista da trilogia.

   Mas como nem tudo parece estar perdido, de acordo com o Hollywood Insider, o diretor David Fincher reduziu o número de candidatas a quatro, e  toodas elas pouco conhecidas: Rooney Mara, a francesa Lea Seydoux, e as australianas Sarah Snook and Sophie Lowe. Quem sabe isso acabe se tornando uma grande surpresa para todos nós!

   Pra terminar, os suecos já lançaram a continuação – A Menina que Brincava com Fogo (The Girl Who Played with Fire) em Julho de 2010. Não sei quando chega ao Brasil, mas pra deixar todo mundo com água na boca, aqui está o trailer!

P.S. Essa é a versão sueca do filme, reparem como no trailer as falas foram cortadas – acredito eu que seja pra não desanimar quem não gosta de legenda.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

100 Questions

Pra que foi (e ainda é) viciado em F.R.I.E.N.D.S e não cansa de chorar o seu fim, a NBC já tem a cura, e ela se chama “100 Questions” (100 Perguntas para Charlotte Payne, aqui no Brasil). O seriado foi ao ar na NBC em 27 de maio de 2010, e a primeira temporada tem 6 episódios.

   Charlotte Payne veio de Londres direto para Nova York está em busca de sua alma gêmea. Ela se cadastra em uma dessas agências que promete encontrar o seu par perfeito, e pra isso ela precisa responder 100 perguntas.

   A comparação com F.R.I.E.N.D.S é inevitável, visto que  a maioria das cenas são acontecem no apartamento da Charlotte, ou no bar frequentado pelos 5 amigos, mas “100 Questions” tem o seu charme e a sua graça.

   Você pode assistir aos episódios no site da NBC, não cheguei a testar, mas não pode ser tão complicado. De qualquer forma, é uma seriado que você não pode deixar de assistir.

Tu Es Ma Came – Carla Bruni

   Ontem a noite eu voltava da aula quando ouvi essa música no rádio. Foi paixão instantânea. De acordo com o que o locutor falou, Carla Bruni escreveu essa música para o marido Sarkozy.

   Procurei a letra pra tentar cantar junto, mas isso é quase impossível! Sou fisicamente incapaz de fazer aquele som de “R na garganta”. Mas enfim, como a música é perfeita pra namorar, não preciso saber cantar.

   Não encontrei o vídeo oficial, mas encontrei esse que vem com a tradução da letra, o que é perfeito pra quem não tem noção nenhuma de francê (como eu).

Fome

Título: Fome
Autor: Knut Hamsun
Editora: Geração Editorial
Ano: 2009
Páginas: 171
ISBN: 9788561501143
Sinopse:

“Fome”, com a magistral tradução de Carlos Drummond de Andrade, é um dos maiores romances da literatura universal. Escrito pelo norueguês Knut Hamsun, autor singular e polêmico, premiado com o Nobel em 1920, descreve os tormentos de um escritor vagabundo e famélico que vagas pelas ruas com um toco de lápis, com o qual escreve crônicas para os jornais, dependendo disso para não morrer. Comovente, agudo, cheio de dor e sonhos, mas também de alegrias e esperanças, é um romance que se lê com entusiasmo e emoção.

Fome

   Nossa, eu demorei demais pra ler esse livro. Não que seja ruim, muito pelo contrário, é um livro bom, porém muito denso. Pelo menos eu achei. Talvez seja porque li logo após de ler “A Sombra do Vento” que também é bastante denso. Talvez pela mesma razão, eu não conseguia deixar de ver o personagem principal, como sendo o Fermín de “A Sombra do Vento”. Isso foi o que mais me marcou.

   Eu meio que me forcei a ler o livro até o fim, a leitura não estava rendendo, não sei dizer porque. Mas acreditem, apesar do que eu digo, é uma história boa. Não gosto de abandonar a leitura pela metade, sempre acho que a qualquer momento o livro vai me prender de novo, e de fato isso aconteceu.

   Passei fome e frio enquanto lia, não porque estava com fome ou frio, mas porque a forma como Hamsun descreve a vida do “vagabundo da história” é tão boa que coloca você na pele dele. Nos mostra um lado da vida que provavelmente nenhum de nós nunca irá conhecer.