segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Sombra do Vento

Título: A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Objetiva
Ano: 2007
Páginas: 399
ISBN: 9788560280094
Sinopse:

Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.

O trecho preferido da Flex:

"Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece."

a_sombra_do_vento

    Quando decidi ler A Sombra do Vento, não imaginava que iria me surpreender tanto assim. Ouvi de várias pessoas que este era um livro ótimo, e apesar de não conseguir ver muita graça na sinopse, decidi arriscar. Logo nas primeiras páginas já estava tão envolvida que não pude largá-lo até terminar de lê-lo.

   Apenas uma coisa me agradou mais que a forma brilhante como Zafón arquitetou e narrou esse mistério: o personagem Fermín, que com seus dons investigativos, presença de espírito e uma forma de falar que entretém até mesmo a mais culta figura literária, ajuda Daniel a buscar as respostas que procura.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Confronto – Diários do Vampiro

Título: O Confronto
Autor: L. J. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2009
Série: Diários do Vampiro
Páginas: 224
ISBN: 9788501086167
Sinopse:

Há muito tempo, quando transformou Damon e Stefan em vampiros, a bela Katherine nunca imaginou que separaria os irmãos para sempre. Seu coração pertencia aos dois, mas ambos a queriam para si. A batalha pelo coração da jovem culminou em sua morte e num pacto de vingança entre os irmãos Salvatore. Refém do acaso, Elena Gilbert não demora a perceber que, se existe algo mais arriscado do que estar apaixonada por um vampiro, é ser desejada por dois deles. Enquanto Stefan luta para controlar seus instintos, Damon persevera na missão de conquistar Elena; mas o perigo espreita o destino dos três.

O trecho preferido da Flex:

Diz a lenda que os espelhos refletem a alma de quem os olha. E é por isso que os povos primitivos têm medo de espelhos; temem que suas almas fiquem presas e sejam roubadas. Assim, minha espécie não deveria ter reflexo… Porque não temos alma.

diarios-do-vampiro-o-confronto

   Caraca, eu to viciando nessa série. Não só pelo fato de que o livro acaba bem naquela hora onde coisas importantes estão prestes a acontecer. Mas a história tá ficando boa!

   A Elena, mocinha da história, que nunca conta nada pra ninguém (salvo algumas coisas que ela decide contar pro Stefan perto do fim do livro) tá complicando a situação pra ela mesmo. Tá sendo mordida por vampiros tantas vezes, que logo logo ela será um deles. Pelo menos esse é o meu palpite pro próximo livro (A Fúria).

   Damon decidiu mostrar que não está pra brincadeira e apareceu em Fell’s Church, como um universitário da Virgínia que está em férias. É logico que tem que ter alguém suspirando por ele, e a premiada é a Bonnie, que por sua vez está ficando cada vez mais sensitiva. Tia Judith e Robert também se encantam com Damon e decidem tentar jogar Elena pra cima dele.

   Tyler e Caroline se unem contra Stefan e Elena, e Caroline dá um show como vilã! Vocês não tem noção da raiva que eu senti dessa garota. Isso mostra como a história tá ficando boa.

   Eu tenho alguns outros palpites pros próximos volumes, mas vou ficar quieta por enquanto. Não consigo para de pensar que preciso ler A Fúria o quanto antes!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Despertar – Diários do Vampiro

Título: O Despertar
Autor: L. J. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2009
Série: Diários do Vampiro
Páginas: 240
ISBN: 9788501086150
Sinopse:

Um triângulo amoroso entre dois vampiros e uma bela jovem, que conquistou uma enorme legião de leitores. Elena: a garota que pode conquistar que quiser. Stefan: soturno e misterioso, ele terá de lutar para proteger Elena dos horrores que assombram seu passado. Damon: sexy, perigoso e guiado por um ódio cego, tudo que ele quer é se vingar de Stefan, o irmão que o traiu.

O trecho preferido da Flex:

Quer dizer, se eu soubesse que um dia vamos terminar, acho que eu simplesmente acabaria com isso. E se eu soubesse que tudo ia ficar bem no final, não me importaria em nada com o que acontecesse agora. Mas é horrível passar um dia depois do outro sem ter certeza de nada.

diarios-do-vampiro

   Sabe aquelas garotas super populares, cheias de si mesmas e que querem que o mundo inteiro gire ao redor delas? Elena é uma delas. Ela sempre consegue tudo o que quer. Até Stefan aparecer e mudar tudo. No início você se diverte com a forma como ela reage ao ser ignorada por Stefan e os planos mirabolantes do tipo vou-fingir-que-não-estou-nem-aí-pra-ele. Mas coisas estranhas, do tipo muito-estranhas-mesmo, começam a acontecer e assustar todos os moradores de Fell’s Church.

   Stefan e Elena acabam se aproximando e percebem que sentem algo muito forte um pelo outro. Há altos e baixos no relacionamento deles, e o passado de Stefan e sua condição são as principais justificativas para o seu comportamento. Elena acaba descobrindo quem Stefan é na verdade e se dá conta de que o ama apesar disso.

   Com o passar do tempo, todos começam a perceber indícios de que Stefan pode ter algum tipo de ligação com as coisas estranhas que se passaram em Fell’s Church. Elena é a única pessoa que acredita na inocência de Stefan, mesmo quando nem ele tem certeza disso.

   O livro  meio que acaba antes da estória terminar, o que é compreensível sabendo que se trata de uma série. Mas eu já havia lido outras séries e sempre tive aquela sensação de happy ending. Apesar disso, gostei bastante e fiquei super curiosa para ler o segundo volume. Especialmente porque Diários do Vampiro me pareu ser mais sombrio que a série Crespúsculo, e não teve aquele clima de conto-de-fadas-rebelde para adolescentes.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Querido John

Título: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010
Páginas: 288
ISBN: 9788563219022
Sinopse:

"Querido John" narra a história de um jovem soldado americano, John, que se apaixona por Savannah uma estudante conservadora. Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos,John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

O trecho preferido da Flex:

Ele era meu pai e tinha feito o seu melhor. Sabia disso agora. Quando finalmente fechei o livro e coloquei-o de lado, fiquei olhando pela janela, pensando como tinha orgulho dele e tentando engolir o nó que se formara na minha garganta.

dear john

   Eu já havia lido outras obras de Nicholas Sparks (The Wedding e The Notebook) então eu tinha uma idéia de o que encontraria pela frente. E mesmo assim fui surpreendida! Esse é um cara que sabe escrever romance!

   Apesar do início ser um pouco cansativo por ser muito descritivo, logo logo a coisa deslancha. E pode preparar os lencinhos de papel! Você pode esperar muito deste livro, não é apenas uma história de amor entre John e Savannah, mas também uma história sobre a descoberta do amor e da admiração de um filho por seu pai. E que pai foi esse!

>> este trecho pode conter spoiler <<

   Acredito que o que seja mais difícil para nós, brasileiros, entendermos, é a razão pela qual John se realistou após o 11 de Setembro. Afinal de contas, faltavam poucos meses para que ele regressasse e pudesse fica com Savannah. Na minha opinião, foi uma atitude meio egoísta, e se ele fosse o meu namorado eu ficaria p da vida muito chateada. A questão é que tudo se passa nos Estados Unidos, um país extremamente patriota, onde esse tipo de atitude não é apenas compreendida, como também esperada. Mas será que é pra tanto? Continuo aacreditando que John não deveria ter se realistado. Mas isso é apenas a opinião de uma leitora querendo um final super feliz.

   E falando em final feliz, fiquei surpresa com o final. Não posso dizer que era o final que eu esperada, mas também não posso dizer que não tenha sido um final feliz.

   Querido John também já virou filme, descobri isso faz pouco tempo. Andei lendo alguma coisa sobre ele pela internet e parece que mudaram alguns fatos, além de transformar Savannah em uma loira. Ainda não assisti, mas estou bastante curiosa.  

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sociedade Soul – Jardim das Delícias

   Galerinha, ouve esse som e me diz se não é a coisa mais cool que vocês já ouviram em muito tempo!

   Descobri esses garotos por acaso, um amigo postou um link no Twitter, e eu fiquei maravilhada com a música. Eles são de Florianópolis, SC e estão lançando o CD amanhã (09/07)! Pra quem quiser saber mais sobre a banda ou ouvir outras músicas, eles tem blog e estão no Myspace e no Twitter.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Maroon 5 - Misery

   Quando eu vi o início desse vídeo a primeira vez achei que Maroon 5 tinha aderido ao estilo Crepúsculo de lutar. Mas aí surgem as facas e bazucas e eu entendi que era apenas mais uma viagem minha. Este é um dos mais recentes sucessos da banda, eu já viciei!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Marit Larsen – If a Song Could Get Me You

   Descobri Marit Larsen por acaso, e estou amando. Essa norueguesa não uma novata não, ela fez parte de uma banda chamada M2M (lembram?). A banda acabou e ela partiu pra carreira sólo, e, na minha opinião fez muito bem! If a Song Could Get Me You  é de 2009, e quem ainda não conhece, precisa conhecer!

domingo, 4 de julho de 2010

Eclipse

eclipse

    Aposto que todos vocês já ouviram alguém falando que Eclipse é um filme ótimo, que vocês com certeza irão gostar e blah blah blah… Vou contar uma coisa pra vocês: isso é verdade!

   Eu fui para o cinema, esperando algo melhor que Crepúsculo e Lua Nova, afinal de contas, a qualidade de produção do primeiro é facilmente criticável, e a história de segundo dramática e melosa demais para o meu gosto. A história de Eclipse, por si só, já é melhor que as duas primeiras, e a rivalidade entre Edward e Jacob é a melhor parte, indiscutivelmente.

   Algumas coisas chamaram a minha atenção: Eclipse me pareceu mais claro, mais colorido, perdeu um pouco daquele aspecto frio e monocromático dos anteriores, ele é “mais agradável de olhar”. A trilha sonora é ótima. Kristen Stewart, como Bella, ainda não me convenceu. Eu não consigo imaginar que a Bella seja tão sem graça quanto a Kristen faz ela parecer. Como era de se esperar, até porque está no livro também, Eclipse mostra um pouquinho do passado e de como alguns dos Cullen viraram vampiros.

   Na semana que passou eu li “A Breve Segunda Vida de Bree Tanner” e fiquei imaginando quanto sobre Bree se incorporaria ao filme, ou mesmo se ela estaria presente. Nós sabemos que por questões de tempo, é necessário, muitas vezes, deixar algumas coisas de fora, mas é com prazer e satisfação que eu digo a vocês que Bree Tanner está presente no filme sim!

   A parte que mais me emocionou foi o pai da Bella na formatura dela. Eu tive vontade de entrar na tela e dar uma abraço nele. Se ainda não viram, se preparem! E a minha cena preferida é, sem dúvida alguma, aquela onde Jacob, Bella e Edward estão dentro da barraca na montanha. Vocês vão ouvir falar muito dessa cena!

   Ah! E pra quem ainda não sabe, o livro Amanhecer será dividido em dois filmes!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

John Mayer – Half of My Heart

   John Mayer vai ser sempre John Mayer, e essa já é uma ótima razão pra eu ser viciada no som dele. Battle Studies, seu álbum mais recente tá demais e, na minha opinião, esta é a melhor de todas.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner

Título: A Breve Segunda Vida de Bree Tanner
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Série: Crespúsculo
Páginas: 192
ISBN: 9788598078809
Sinopse:

Pela primeira vez Stephenie Meyer oferece aos fãs uma nova perspectiva do universo de "Crepúsculo". Na voz de Bree Tanner, uma jovem vampira integrante do violento exército de recém-criados que assola a cidade de Seattle no terceiro volume da série, "Eclipse", somos apresentados ao lado sombrio da saga.
Bree vive nas trevas, sedenta por sangue. Não conhece sua verdadeira natureza e não pode confiar nos de sua espécie. Sua breve história acompanha a semana que antecede o confronto definitivo entre os recém-criados e os Cullen - a última semana de sua existência.

O trecho preferido da Flex:

"Kissing didn’t sound the same with vampires as it did with humans. No soft, fleshy, liquid-filled cells to squish against each other. Just stone lips, no give. I have heard one kiss between vampires before – Diego’s touch to my lips last night – but I never would have made the connection. It was so far from what I’d expected to find here"*

* Eu li a versão em inglês do livro.

General b2winc

   Quando eu soube que a Stephenie Meyer estava lançado um livro que tinha ligação com a série Crepúsculo, eu me fiz três perguntas: 1) Cadê o livro do Edward? 2) Quem é essa tal de Bree Tanner? 3) Por que eu não consigo me lembrar dela na história?

   Faz cerca de um ano que eu ouvi boatos (falsos pelo que me parece) de que a Stephenie lançaria um livro contando a versão do Edward da história, assim como em Amanhecer havia o livro do Jacob. Eu estava bem curiosa pra saber qual era a versão dele, e aguardava o livro ansiosamente. E então a autora lançou “A Breve Segunda Vida de Bree Tanner”.

   Muita gente deve estar se perguntando onde que a Bree entra na história, o que ela tem a ver com a saga Crespúsculo. Eu confesso que não lembrava dela, mas ela está sim presente na história e pra ser bem exata, no capítulo 25 de Eclipse (sim, eu fui procurar!). A Breve Segunda Vida de Bree Tanner conta a última semana de vida dessa vampira recém-criada e mostra um lado da história que todos nós desconheciamos, o lado dos vampiros.

   Na minha opinião, Bree se parece muito com Bella. Sempre calada, na sua, prefere ser ignorada por todos, e se arriscaria sem pensar duas vezes pelas pessoas de quem gosta. Ela faz parte de um grupo de vampiros recém-criados liderado por Riley, que por sua vez é pau-mandado de uma personagem que todos recém-criados desconhecem e que você descobre quem é no final do livro.

   Em seus últimos dias, enquanto Riley prepara seu exército de recém criados para atacar um clan-que-nós-todos-sabemos-qual-é, Bree começa uma amizade com Diego, que logo se torna alguém muito especial para ela. Há também Fred, o único vampiro do grupo com “talento”, e que também entra para a lista-das-pessoas-com-quem-Bree-se-importa.

   Eu li o livro de um dia pro outro, e ele segue o mesmo tipo de narrativa adotada pela autora na saga Crepúsculo, o que significa que se você gostou da saga, vai gostar também deste aqui.